5 boas práticas agrícolas para o desenvolvimento sustentável

5 boas práticas agrícolas para o desenvolvimento sustentável a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/tecnologia”>Tecnologia foto criado por onlyyouqj – br.freepik.com

A busca por alimentos mais saudáveis tem levado cada vez mais consumidores a prestarem atenção na qualidade e principalmente na procedência dos alimentos que colocam a mesa.

Por isso, adotar boas práticas agrícolas não só contribui para um produto melhor, mas também para o futuro do planeta.

Sobretudo, produzir um alimento levando em consideração questões de sustentabilidade faz com que seu produto tenha um valor agregado maior.

E, para investir em uma agricultura ambientalmente correta, basta seguir boas práticas que do mesmo modo abandona hábitos antigos e usufrui de todos os benefícios do desenvolvimento sustentável.

Então, separamos a seguir 5 boas práticas agrícolas para você levar mais sustentabilidade a sua produção:

  1. Descartar o uso de agrotóxicos – Além de preservar a saúde de quem manipula os produtos químicos que controlam insetos e outras pragas, os agrotóxicos podem simultaneamente causar problemas para os consumidores e também ao meio ambiente, uma vez que contamina a terra, a água e o ar.
  • Alternar o plantio de culturas – Uma terra que planta somente uma cultura tende a provocar uma maior degradação no solo e gerar uma série de prejuízos, inclusive financeiros, pois com o solo mais pobre, a produtividade diminui e a colheita fica vulnerável.
  • Usar fontes de energia renováveis – Fontes de energia à base de carvão, como o petróleo são altamente poluidoras. Optar pela energia solar ou a biomassa, produzida a partir da cana de açúcar, são boas soluções para uma agricultura mais sustentável.
  • Utilizar a tecnologia como aliada no campo – O conceito de agricultura inteligente tem ficado cada vez mais popular à medida que produtores rurais vêm percebendo que soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial melhoram os resultados do processo.
  • Criar sistemas de captação de água da chuva – A captação da água da chuva é um sistema relativamente simples de ser implantado e que gera impactos positivos aos produtores rurais, tanto em relação a aspectos econômicos quanto ambientais.

Tecnologia na Agricultura sustentável

Os bons resultados da agricultura sustentável já comprovaram que é possível aliar ao mesmo tempo respeito ao meio ambiente com economia no campo.

E nessa linha, algumas tecnologias, como as que relacionamentos abaixo, contribuem para o desenvolvimento no meio rural.

  • GPS – Essa tecnologia de satélite facilita o trabalho do produtor uma vez que permite precisão no posicionamento, facilitando a aplicação de fertilizantes.
  • Dispositivos Móveis – Com os dispositivos móveis, como tablets e celulares, os agricultores têm enfim informações rápidas ao alcance das mãos.
  • Robótica – Máquinas autônomas e controladas por robôs garantem conforme os agricultores mais produtividade nas tarefas repetitivas do campo.
  • Internet das Coisas – Precisões meteorológicas, dados do solo e de localização contribuem acima de tudo para as decisões do produtor rural.
  • Drones – Controlando precisamente a distribuição de insumos, os drones conseguem sobretudo identificar pragas e doenças na lavoura.

Dessa forma, pensando em auxiliar produtores rurais nas necessidades em relação ao uso de novas tecnologias, o Comitê para Democratização da Informática (CPDI), em parceria com a empresa Philip Morris Brasil, promove um curso que entre os objetivos tem a proposta de aumentar a produtividade e a rentabilidade no campo através de práticas sustentáveis.

Sendo assim, para mais informações, entre em contato com o orientador da Philip Morris Brasil da sua região.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Fale Conosco pelo WhatsApp