O referencial teórico da Proposta Político Pedagógica (PPP) e da metodologia do Comitê para Democratização da Informática é a pedagogia de Paulo Freire cuja base é a educação voltada à conscientização e à transformação da sociedade. De acordo com Freire, os educandos devem ser estimulados a refletir sobre o mundo à sua volta, questionar e propor mudanças, visando à transformação de suas vidas e a de suas comunidades.

A PPP, aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação, tem como meta a formação das pessoas no uso das TIC’s, por meio de computadores, smartphones e internet, possibilitando uma apropriação social, inserindo-as no mundo digital, e construindo um conhecimento útil para o exercício da cidadania e maior oportunidade de inserção no mercado de trabalho. As ferramentas computacionais − como sistema operacional, editores de textos, editores de planilhas eletrônicas, editores de apresentações e internet, entre outras − são desenvolvidas para apoiar o trabalho de pesquisa, análise e organização de conteúdos, permitindo, assim, que as pessoas expressem sua própria síntese acerca da realidade.

Cases

Histórias inspiradoras de pessoas que participaram dos programas e projetos do CPDI.

Assembleia Geral Ordinária 2024

Assembleia Geral Ordinária 2024

Conheça
Meu AplicAtivo: ‘Os planetas do espaço’, por Thiago da Cunha Pereira

Meu AplicAtivo: ‘Os planetas do espaço’, por Thiago da Cunha Pereira

Quando iniciou o curso Meu Aplicativo, executado pelo CPDI, em meados de 2023, para […]

Conheça
Convocação Assembleia Geral Ordinária 2023

Convocação Assembleia Geral Ordinária 2023

Conheça
 

Conheça nossos Projetos

Conheça os projetos do CPDI e veja como transformamos iniciativas em grandes realizações. Há quase duas décadas trabalhando com a tecnologia da informação e comunicação, atuamos nos três estados da região sul incentivando a inclusão social por meio do empoderamento digital.

Fale Conosco pelo WhatsApp