O isolamento social decorrente da crise do novo Coronavírus, no Brasil e no mundo, fez com que nas últimas semanas ficássemos todos em casa, de quarentena, como precaução a fim de evitar a disseminação da doença.
Entretanto, esse tempo que estamos isolados, pode ser um momento para rever velhos hábitos e quem sabe incorporar atividades na rotina que muitas vezes foram deixadas de lado pela falta de tempo para iniciá-las.
Então, para ajudá-lo(a) a pensar a respeito do assunto, listamos, abaixo, 7 dicas sustentáveis que podem ser incorporadas no seu dia a dia e trazer inúmeros benefícios para você e também para o planeta.
Que tal manter as janelas abertas para deixar a luz do sol entrar? Isso faz com que o ambiente fique mais arejado e limpo, livres de mofo e bactérias. Além disso, contar com a luz natural ajuda a economizar energia elétrica.
Com mais tempo livre, sobra tempo para separarmos o lixo corretamente. Assim, esse hábito pode se prolongar para além da quarentena. Contudo, para começar, faça a separação dos resíduos em três categorias: orgânicos, recicláveis e lixo comum.
Cultivar hortaliças, frutas e verduras em casa pode ajudar a manter os mercados mais vazios, em tempos de pandemia. Além disso, são mais saudáveis por estarem livres de agrotóxicos. Entre os melhores cultivos estão os temperos, principalmente para os iniciantes. Uma sugestão: hortelã, manjericão e alecrim crescem rápido e requerem cuidados simples.
Ficar tempo integral em casa nos permite deixar de lado as garrafas descartáveis, marmitas e talheres plásticos. Afinal, os utensílios descartáveis podem ser substituídos por materiais reutilizáveis, que além de serem mais higiênicos, ajudam a evitar impactos negativos para o meio ambiente.
Cozinhar sua própria comida pode ser além de divertido mais saudável e barato. Afinal, todos sabemos que pedir comida em casa é prático e gostoso. Mas, a quantidade de embalagens que devem ser descartadas após a refeição é grande e desnecessária.
Ter uma composteira em casa pode ser uma das melhores formas de usar os resíduos orgânicos que produzimos ao longo do dia. Ademais, a composteira serve para transformar esse material que iria para o lixo em adubo, que pode ser utilizado na horta de casa.
Quando não estivermos utilizando aparelhos eletrônicos, como televisão, computador ou até mesmo carregando o celular, é recomendado tirá-los da tomada. A energia que eles consomem em standby podem representar uma porcentagem significativa do total da conta de energia da casa. Além disso, a natureza agradece.
Aliás, se você tem aparelhos eletrônicos em casa que estão em desuso e quer descartá-los corretamente, acesse o link e veja onde há Postos de Coleta e quais materiais são recebidos.
Afinal, dar um destino correto a esse tipo de material é uma das práticas sustentáveis que devemos ter consciência durante a quarentena e ainda quando essa crise passar.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI