Durante a pandemia do novo coronavírus, acima de tudo, podemos observar que a tecnologia tem ajudado cientistas políticos e especialistas da área da saúde a enfrentar essa crise, sem precedentes na história do planeta.
Confira abaixo 7 soluções tecnológicas usadas no combate e prevenção a Covid-19:
A imposição de isolamento social causada pela pandemia do novo coronavírus fez a prática da Telemedicina se firmar no país. Contudo, com a possibilidade de receber atendimento médico sem sair de casa, pacientes reduzem a disseminação da doença e podem acompanhar diagnósticos à distância.
Antes de mais nada, uma das medidas mais eficazes de evitar o contágio do novo coronavírus é rastrear as pessoas que tiveram contato com pacientes infectados. As tecnologias de rastreamento permitem que pessoas que tiveram contato com o vírus sejam testadas e acompanhadas de formar mais incisiva para evitar a disseminação de novos casos.
A fim de desenvolver vacinas e tratamentos eficientes para A COVID-19, cientistas trabalham para descobrir o funcionamento do novo vírus. A Inteligência Artificial (IA) vem sendo utilizada para potencializar esse trabalho. Um sistema baseado em IA já está sendo utilizado na China para encontrar candidatos viáveis para a realização de testes clínicos de medicamentos contra a doença.
Entusiastas nessa tecnologia e empresas especializadas no mercado estão usando impressoras 3D para produzir, com rapidez e eficiência, equipamentos de proteção individual (EPIs) e máscaras médicas. Até mesmo respiradores estão na lista. E tudo isso serve para, antes de mais nada, evitar a proliferação e auxiliar no tratamento de pacientes que lutam contra a morte.
Para realizar a desinfecção das ruas da cidade e entregar medicamentos e alimentos para a população, os drones podem ser grandes aliados no combate as pandemias. Todavia, contribuindo para reduzir o contato entre as pessoas, os drones podem sobrevoar as ruas e aplicar produtos de limpezas em diferentes lugares. Do mesmo modo, podem atuar como robôs e fornecer medicamentos e alimentos para a população em isolamento social.
Sabemos que médicos, enfermeiros e técnicos são os profissionais mais expostos ao novo coronavírus. Justamente por isso estão mais suscetíveis ao transtorno de estresse pós traumático. Diante disso, a Realidade Virtual vem se mostrando útil para auxiliar no tratamento de doenças mentais. Através de ilusões virtuais, profissionais passam a entender como o cérebro reage. A partir daí são pensados em tratamentos para reduzir os sintomas, por exemplo, de distúrbios psicológicos como paranóia severa e depressão.
Mecanismos de detecção biométrica de sintomas do novo coronavírus já começaram a ser utilizados ao redor do mundo. Principalmente para rastrear os sintomas da COVID-19 por meio de reconhecimento facial. O sistema avançado também permite aferir a temperatura por detecção da palma da mão a distância. E ainda identificar quais dos funcionários cadastrados estão usando máscaras de proteção,.
Gostou do tema? Quer saber mais a respeito de como a tecnologia está sendo usada em benefício social em época de coronavírus? Então, desde já, acesse o site, conheça as ideias e veja como contribuir com projetos sociais de inclusão digital que transformam vidas através da tecnologia.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI