Vagas em tecnologia aumentam no país

Apesar de contarmos com mais de 13 milhões de desempregados no Brasil, agravados pela recessão econômica no país, a crise não atinge o ramo de TI.

Para a tecnologia da informação sobram vagas, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

A abertura de empregos nesse setor é turbinada por várias frentes, uma delas é a criação de novas empresas de tecnologia. Só de janeiro a abril de 2019, 2 mil empresas de TI foram fundadas.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia, a demanda de transformação digital em diversos negócios pode garantir que a receita do setor dobre até 2024, somando cerca de R$ 200 bilhões.

Portanto, para chegar a esse número, segundo o presidente executivo da Brasscom, Sérgio Paulo Gallindo, as companhias vão precisar de mais de 400 mil trabalhadores até 2024.

Mas, então como se explica a dificuldade de contratar profissionais nessa área?

Isso acontece porque embora a demanda por profissionais de tecnologia deva ficar em torno de 70 mil pessoas ao ano entre 2019 e 2024, Gallindo diz que falta capacitação nessa área. Faltam programadores, desenvolvedores e cientistas de dados.

Inovação tecnológica em Santa Catarina

O presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Daniel Leipnitz, afirma que, atualmente, há pelo menos 700 vagas na área de TI no estado, disponíveis nas mais de 12 mil empresas voltadas para a tecnologia.
De acordo com Leipnitz há dificuldade em preencher as vagas porque os profissionais disponíveis não são habilitados para o emprego.

“O setor de tecnologia representa uma parcela significativa do PIB de Santa Catarina, no entanto há um descompasso com a qualificação e a formação. Faltam profissionais capacitados para assumir as vagas abertas”, revela Daniel.

Entendendo essa demanda, o Comitê para Democratização da Informática (CPDI) há 18 anos oportuniza gratuitamente cursos de capacitação na área.

As aulas que focam em tecnologia da informação e comunicação são destinadas a jovens de comunidades que busca vagas nesse setor.

O CPDI acredita em um mundo onde todas as pessoas possam participar ativamente da sociedade do conhecimento, na condição de cidadãos autônomos, críticos e empreendedores.

Tecnologia é a chave para mais empregos

Profissões ligadas à tecnologia terão alto crescimento até 2023 no setor industrial, segundo um estudo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O estudo estima que serão abertas mais de 14 mil oportunidades para profissionais de TI entre 2019 e 2023, como reflexo do uso crescente de tecnologias da informação e comunicação.

De acordo com o levantamento, a previsão leva em consideração as mudanças tecnológicas e a automação de processos de produção no setor.

As áreas que mais irão demandar formação profissional são as chamadas ‘transversais’. Ou seja, aquelas que preparam profissionais com diferentes tipos de visão voltados para a tecnologia.

Segundo os especialistas em processo de trabalho, o profissional mais desejado é aquele com uma bagagem teórica coesa, mas, que saiba exercer atividades práticas.

Ficou interessado em conhecer programas e projetos de capacitação na área de tecnologia da informação e comunicação? Acompanhe nosso trabalho pelo Instagram e Facebook e confira os cursos com inscrições abertas.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Fale Conosco pelo WhatsApp