Criar e desenvolver aplicativos vira sensação entre crianças e jovens

Certamente, crianças que já nasceram na era digital têm contato com aplicativos desde muito cedo.

Afinal, estão acostumadas com uma série de informações simultâneas trazidas por uma tela de computador, tablet ou smartphone.

Mas, na maioria das vezes, o acesso é realizado de maneira tão espontânea que não se conhece o que existe por traz dos aplicativos.

Por serem mais curiosos e intuitivos, contudo, os jovens têm interesse em saber como essas ferramentas tecnológicas funcionam e mais, como elas são desenvolvidas.

Projeto Floripa App’s


Na Capital catarinense, um curso de desenvolvimento de aplicativos para smartphones é oferecido a crianças e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Dessa forma, o Floripa App’s é idealizado pelo Comitê para Democratização da Informática (CPDI), em parceria com instituições do município.

O objetivo é oferecer de forma gratuita a aproximação desses jovens com a tecnologia da informação e comunicação.

Durante as aulas, os alunos formam equipes que ficam responsáveis pela criação e desenvolvimento de um aplicativo, que deve ser baseado a partir de uma ideia para resolver problemas reais, que melhoram a rotina na escola ou na comunidade.

A metodologia, sobretudo, baseia-se nos princípios de aprendizagem a partir da reflexão sobre a própria realidade aliada a construção conjunta de conhecimento e na metodologia CPDI dos cinco passos – leitura de mundo, pesquisa de dados, planejamento da ação, execução e avaliação de todo o processo.

Um espaço de transformação

Sendo assim, a partir de dinâmicas integrativas, a sala de aula pode transforma-se em um grande ambiente de descobertas.

Além disso, temas como problemas sociais, bullying, alimentação, saúde e sustentabilidade são algumas ideias que podem ser trabalhadas.

Ao criarem aplicativos abordando assuntos como esses, os alunos estão ao mesmo tempo pesquisando, trocando informações, interagindo e usando a tecnologia para alavancar a aprendizagem.

Dessa maneira, o processo também deve contar com a participação dos professores que irão auxiliar nas tarefas e propor caminhos durante a jornada de desenvolvimento dos apps.

Mão na Massa


Para os jovens que já têm habilidades suficientes para desenvolver e analisar aplicativos, o CPDI oferece o curso Mão na Massa – Design e Desenvolvimento de aplicativos, em parceria com a empresa Cheesecake Labs.

A iniciativa que começou em 2017, conta com turmas de 10 alunos e as aulas acontecem aos sábados, gratuitamente.

O Projeto é proposto como continuação de outro curso do CPDI que ensina a programação de Games a jovens de comunidades de Florianópolis.

O objetivo do ‘Mão na Massa’ é continuar com esse apoio e desenvolver mais as competências dos alunos na área de programação.
Durante as aulas, isso é realizado por meio da criação de aplicativos para mobile com o sistema Android e também para web.

O curso é ministrado pelos próprios desenvolvedores e designers da Cheesecake Labs, no espaço cedido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Centro da Capital catarinense, hoje considerada uma cidade referência no setor de tecnologia, chamada inclusive de ‘Ilha do Silício’ pelo mercado nacional de inovação.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Fale Conosco pelo WhatsApp