Em agradecimento e reconhecimento pelo trabalho realizado nos últimos anos, pelo CPDI e pela empresa Philip Morris, sobretudo com o Projeto Escola Rural, na Escola de Ensino Básico Roberto Heinezen, na comunidade de Santa Margarida, localizada no município catarinense de Salete, o diretor Valcir Gilson deixa o seguinte depoimento.
“Primeiramente, tenho a honra de falar a todos vocês que acreditam que o conhecimento faz a diferença e investem para que isso se realize. Pois, como diz o ditado “a semente que plantamos hoje é o fruto que colhemos no futuro. Dessa forma, nesses três anos, pude perceber que o curso proporcionou aos alunos, maior desempenho em sala de aula, e na propriedade. Isso sem falar que, às vezes, fui beneficiado quando os próprios alunos me ajudaram no procedimento com as tecnologias. Todavia, os alunos que cursaram o Projeto Escola Rural são verdadeiros testemunhos, da diferença que a tecnologia faz na vida e no estudo”.
Contudo, Valcir revela que no inicio do curso foi um desafio muito grande, pois, não havia estrutura e os professores e alunos não estavam preparados, não sabiam o que esperar.
“O povo agricultor esquecido passa a ser reconhecido. Hoje, graças a vocês conseguimos finalmente um laboratório de informática digno. Além disso, os alunos tinham baixa estima. Hoje, olho para eles e vejo uma auto estima, confiança, até na forma de se portar. Para os pais vocês foram os guardiões da sabedoria dos seus filhos”.
Enfim, com a experiência de ter trabalhado em escolas maiores, no meio urbano, o diretor revela que foi a primeira vez que trabalhou em uma escola do interior, onde, segundo ele, os alunos ao irem para o ensino médio na cidade sofrem bullyng por ser agricultor.
“Percebi que as turmas que fizeram o curso de informática deram um show e mostram aos colegas que eles são agricultores, mas que conhecem as tecnologias, estão atualizados com as informações e até auxiliam seus colegas nos trabalhos. Este ato nos trás muita alegria por eles serem reconhecidos e conquistarem um espaço com os amigos e a sociedade. O olhar dos colegas passa a ser de outra forma. Graças a vocês, gratidão, gratidão”.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI