A tecnologia está entre as áreas mais promissoras para os próximos anos, de acordo com estudo realizado pelo SENAI, no ano passado, que aponta que a automação está mudando definitivamente o ambiente de trabalho, uma vez que as novas tecnologias tornam o processo de produção mais rápido e eficiente.
Ademais, as profissões do futuro exigem novas habilidades dos profissionais e na área de tecnologia a capacidade de programar e analisar dados é só o começo. Para quem tem interesse nessa área, decidir qual carreira seguir pode ser um momento bastante difícil, principalmente quando se tem entre 17 e 18 anos.
Se o que pensa em fazer é administrar o fluxo do que circula pela rede de computadores de uma empresa esse curso é para você. Afinal, o profissional de sistemas de informação é responsável também por desenvolver os sistemas de armazenamento e recuperação de dados produzidos pela organização.
No curso de Ciência da Computação você vai se deparar bastante com a fundamentação teórica da linguagem de programação. Sendo assim, o cientista da computação está apto a desenvolver qualquer tipo de ferramenta de informática nas empresas, desde programas simples até complexos de processamento de informações.
Neste curso, você aprende a atuar nas atividades produtivas da indústria. Antes de mais nada, um engenheiro de controle e automação entende bem de mecânica, eletrônica e computação. Assim, é capaz de criar sistemas automatizados para os mais diversos processos de uma empresa, auxiliando na produtividade.
Se você pensa em planejar, desenvolver e gerenciar programas, aplicativos e interfaces para páginas na internet esse é o curso ideal. Só para ilustrar, além de criar e realizar a manutenção de um site, o profissional formado em Sistemas para Internet está apto a gerenciar atividades como análise do perfil dos usuários e anúncios.
Se a sua afinidade com a tecnologia está relacionada a videogames, o curso de Jogos Digitais pode ser uma boa escolha, visto que o profissional dessa área cria jogos também para computadores e outros dispositivos móveis. Além disso, você ainda pode desenvolver jogos educacionais, de treinamento e até simuladores para empresas.
No entanto, se você ainda está cursando o ensino fundamental ou médio e deseja realizar um curso na área, mas não tem recursos financeiros para pagar, o Comitê para Democratização da Informática (CPDI) com o apoio de instituições parceiras, oferece cursos gratuitos em tecnologia.
Então, se você ficou interessado em algum desses cursos gratuitos, acesse nossa página de Projetos e saiba mais sobre como fazer sua inscrição.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI