Os idosos frente à tecnologia

A relação entre os idosos brasileiros e a tecnologia vem se consolidando sobretudo nos últimos anos. Principalmente, devido a curiosidade das pessoas com 60 anos ou mais em conhecer os avanços tecnológicos e a vontade de aprender como usar as ferramentas do universo digital.

Entretanto, algumas barreiras dificultam a inclusão digital dos idosos, como:

  • Medo e resistência em relação ao novo
  • Vergonha de errar e parecer ultrapassado
  • Pavor de cair em golpes da internet por desconhecer a ferramenta
  • Receio do preconceito por parte de amigos e parentes

Mas, embora haja algumas dificuldades iniciais, os benefícios, logo após a primeira fase do aprendizado, podem ser muito maiores do que os obstáculos. Alguns deles são:

  • Maior interação com a família e amigos
  • Um universo virtual de lazer e diversão
  • As ferramentas digitais estimulam a memória e o raciocínio
  • O uso da tecnologia pode auxiliar na promoção da saúde
  • Independência para atividades como chamar um motorista ou realizar transações bancárias

Mais qualidade de vida na terceira idade

As novas tecnologias podem proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos idosos uma vez que permitem a interação digital, distanciando-os assim do isolamento e da solidão. Além disso, estimulam a independência, por meio das ferramentas virtuais e promovem a saúde, fazendo-os buscar mais conhecimento.

No Brasil, cada vez mais aumenta o número de pessoas acima de 60 anos que usam as novas tecnologias. De acordo com a última pesquisa sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 30% da população idosa do país está conectada a internet. Os smartphones são o principal meio de acesso.

Ademais, os dados da pesquisa também revelaram que os idosos com mais escolaridade são os maiores usuários entre esse público.

Cursos promovem a inclusão digital dos idosos

Segundo estudos do Ministério da Saúde, em 2030, a população com idade superior a 60 anos vai ultrapassar certamente o número de crianças entre 0 a 14 anos e o Brasil será o quinto país com o maior número de idosos no mundo. De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2050 serão 2 milhões de idosos no planeta.

Assim como esses números, cresce também a procura desse público por cursos na área de tecnologia ou informática. Pessoas com 60 anos ou mais estão buscando formas de atualizarem-se a respeito das novas tecnologias com objetivo principalmente ligado a comunicação.

Com a finalidade de promover a inclusão digital do público com 60 anos ou mais, o Comitê para Democratização da Informática (CPDI), está portanto com inscrições abertas para o Projeto 60+, que visa auxiliar pessoas da terceira idade no uso de aplicativos para smartphones e abordar assuntos relativos aos cuidados com o uso da internet, para evitar as Fake News, por exemplo.

Facilitar o acesso dos idosos às novas tecnologias e estimular a inclusão digital é nossa missão com esse Projeto. A fim de conhecer mais ideas como essa, acesse nosso site e assista aos vídeos no nosso canal do Youtube.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Fale Conosco pelo WhatsApp