Produção e consumo sustentáveis garantem vida longa ao meio ambiente

Você já deve ter ouvido falar em produção e consumo sustentáveis, certo?

Este é um conceito usado por organizações que valorizam o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, é uma abordagem aplicada para minimizar os impactos negativos dos sistemas de produção e consumo ao meio ambiente.

Inegavelmente, segundo pesquisas da área, a prática promove melhor qualidade de vida ao planeta e às pessoas, uma vez que estimula a gestão ambiental sustentável e o uso eficiente dos recursos e insumos.

Do mesmo modo, a iniciativa ainda fomenta a geração de trabalhos decentes e o comércio justo, além de contribuir para a conservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, desassociando o crescimento econômico com a degradação da natureza.

Benefícios da produção sustentável

Sabemos que em tempos atuais é fundamental que economia e meio ambiente caminhem juntos. Então que tal relembrar alguns benefícios da produção sustentável?

  • Redução dos custos de produção
  • Uso racional de água, energia e matérias primas
  • Aumento da rentabilidade do negócio
  • Redução da geração de resíduos
  • Melhoria na qualidade do produto
  • Redução de riscos de acidentes ambientais
  • Melhoria na imagem corporativa
  • Melhoria do relacionamento com a comunidade

Números do consumo não sustentável

Atualmente, com um quadro de mudanças climáticas cada vez mais próximo, fica claro que a comunidade mundial precisa adotar estilos de vida mais sustentáveis.

Portanto, uma reavaliação dos padrões de consumo é importante, visto que:

  • 15% da população mundial que hoje vive em países de alta renda são responsáveis por cerca de 56% do consumo mundial, enquanto que 40% da população mais pobre, que habita países de menor renda, correspondem a apenas 11% desse consumo;
  • Segundo as projeções, por volta de 2025, a população mundial deverá alcançar a casa dos 8 bilhões de habitantes. Essa pressão demográfica combinada com padrões não sustentáveis de consumo poderá causar sérias tensões na destruição de recursos naturais;
  • A produtividade agrícola vem aumentando de forma desordenada e desalinhada com a preservação do meio ambiente. Assim, essa produtividade e expansão agrícola ameaçam outros ecossistemas. Os mais ameaçados são as grandes florestas, regiões de montanhas e mananciais e aqüíferos.

Objetivo 12 do ODS

“Consumo e produção responsáveis” estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da ONU, que também inclui metas relacionadas à preservação, redução, reciclagem e reuso.

Assim, alinhado a esse propósito, o Comitê para Democratização da Informática (CPDI) mantém o programa ReciclaTec, com objetivo de reciclar, recondicionar e dar um destino ambientalmente correto para os equipamentos de informática descartados.

Dessa forma, em parceria com a empresa Weee.do, o CPDI conta com Postos de Entrega Voluntária, onde os eletrônicos coletados com possibilidade de reuso são recuperados e utilizados como instrumento de inserção social.

Em síntese, com esses equipamentos doados, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social têm a oportunidade de acesso às tecnologias de informação e comunicação. E, assim, surge a possibilidade de melhorar a qualidade de vida e maiores chances de inserção no mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o ReciclaTec e veja como contribuir com esse e outros projetos sociais com foco em tecnologia e sustentabilidade.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Fale Conosco pelo WhatsApp