Educação midiática na Era Digital

Entenda o que é a Educação Midiática, como ela funciona e porque é importante que crianças e jovens aprendam a ler as mídias com senso crítico para o pleno exercício da cidadania. 

A Educação Midiática, de acordo com o EducaMídia, é o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos – impresso ou digital.

Dessa forma, o objetivo da Educação Midiática é auxiliar os estudantes a terem uma leitura mais clara das informações que recebem via mensagens, vídeos, notícias, posts, publicidade, jogos, entre outros. 

Por esse motivo, para muitos educadores se faz fundamental inserir a Educação Midiática nas instituições de ensino. Afinal, é mais uma ferramenta que ensina crianças e jovens a terem um olhar mais crítico a respeito dos conteúdos que consomem. 

Algumas escolas no Brasil já oferecem aulas de Educação Midiática vinculadas a outras disciplinas. A previsão com isso é que os alunos desenvolvam senso crítico e saibam quando estão diante de um fato, uma opinião ou simplesmente fake news.

Educação Midiática na prática

A Educação Midiática que antes era discutida quase que exclusivamente em cursos de Comunicação Social, com a era digital ganhou forças.

Atualmente, muitos educadores defendem que a Educação Midiática se faz necessária também na educação básica e fundamental. Isso porque muito mais do que em décadas anteriores, hoje a mídia está presente no dia a dia de jovens e crianças.

Dessa forma, a Educação Midiática encoraja perguntas como:

  • Quem criou essa mensagem e com qual propósito?
  • Qual é o público que essa mensagem quer atingir e por quê?
  • De que ponto de vista esse fato está sendo contado? Existe outro fato a ser analisado?
  • Como as pessoas irão interpretar esse conteúdo e qual a conseqüência disso?

Para Mariana Ochs, formadora de professores certificada pelo Google e coordenadora do EducaMídia, sem o letramento necessário, esta geração tão bombardeada por informações o tempo todo não consegue avaliar sua origem ou propósito.

– Reportagens que são produzidas por jornalistas, com informações verificadas, aparecem junto a textos de opinião e conteúdos patrocinados, por exemplo, afirma.

De acordo com Mariana, o Brasil combina um alto grau de analfabetismo funcional com uso elevado das redes sociais – inclusive como fonte principal de informação.

– Nessas plataformas, o conteúdo que chega aos usuários está sujeito à seleção feita por algoritmos. Vemos um recorte da informação, influenciado por nossos próprios comportamentos e crenças, e sem indicação alguma de procedência ou confiabilidade, complementa a educadora.

Diante de tudo isso, é fácil compreendermos que a importância da Educação Midiática vai além da sala de aula.

Para Claudenir Edson Viana, doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), a Educação Midiática é essencial para termos uma comunicação que não seja apenas o exercício de um direito do cidadão, mas uma prática política não partidária de existência, cidadania, do indivíduo e de seu coletivo.

Inclusão digital no fomento a cidadania

Alinhado a essa ideia da educação como ferramenta transformadora, o Comitê para Democratização da Informática (CPDI) fomenta o exercício da cidadania e do empreendedorismo de jovens através da inclusão digital.

Com programas e projetos sociais, a Organização da Sociedade Civil conhecida por transformar vidas através da tecnologia, há cerca de 20 anos oportuniza a pessoas em situação de vulnerabilidade social a participar ativamente da sociedade do conhecimento, na condição de cidadãos autônomos, críticos e empreendedores.

Para saber mais a respeito do CPDI, acesse o link e confira! São muitas histórias de sucesso conquistadas em quase duas décadas de trabalho na área da educação,

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