A tecnologia já faz parte do meu cotidiano, diz aluna do Projeto Floripa App’s

A tecnologia já faz parte do meu cotidiano, diz aluna do Projeto Floripa App’s

Eduarda Valenthini Conrado Peres Vieira, de 11 anos, é uma das alunas do Projeto Floripa App’s, idealizado pelo Comitê para a Democratização da Informática de Santa Catarina – CPDI e realizado na instituição parceira Cevahumus, integrando o Projeto Família Saudável.

Projeto Floripa App’s

Com objetivo de inserir crianças e adolescentes no universo da tecnologia por meio do desenvolvimento de aplicativos para smartphones, o Projeto Floripa App’s, patrocinado pelo Programa Criança Esperança, visa formar cidadãos capazes de criar alternativas para resolver problemas do seu cotidiano da comunidade por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Eduarda conta que iniciou o curso há cerca de 3 meses e acredita que o Projeto é muito importante para ela aprender a lidar com as ferramentas tecnológicas que estão inseridas no dia-a-dia.

Acho que o Floripa App’s vai contribuir para o meu futuro porque é mais do que um aprendizado teórico, é algo produtivo que acrescenta na minha vida.

A tecnologia como aliada na educação

Moradora da comunidade do Abraão, em Florianópolis/SC, Eduarda mora com a mãe, o padrasto e um primo. Nas horas vagas ela gosta de estudar e fazer algo que contribua para a sua formação.

Acredito que a tecnologia pode transformar a vida das pessoas para o lado positivo, mas, se não soubermos como usá-la, ela se torna uma arma para coisas ruins, que não agregam de forma positiva.

O aprendizado do curso no dia-a-dia

Utilizando uma metodologia baseada nos princípios de aprendizagem a partir da reflexão sobre a realidade, durante as aulas, os jovens ficam responsáveis pela criação de um aplicativo a partir de uma ideia discutida em sala.

No projeto aprendemos a trabalhar em equipe, mexer com as ferramentas que antes nem sabíamos de suas existências e, além de tudo, temos a tarefa de tentar arranjar soluções para problemas cotidianos.

Ao pensar nas dificuldades que está tendo durante o curso, Eduarda revela que seu maior desafio foi pensar em um tema e iniciar os trabalhos, mas agora tudo está fluindo de uma forma muito tranquila.

O universo da tecnologia: um caminho sem volta

Eu, sem sombra de dúvidas, indicaria o Projeto Floripa App’s para todas as crianças e adolescentes que tiverem essa oportunidade, porque aprendemos muitas coisas com ele. A tecnologia hoje significa muito pra mim, já faz parte do meu cotidiano.

Feliz com tudo que está aprendendo no Projeto, Eduarda diz ser grata ao CPDI e a todos os envolvidos na realização desse curso que, segundo ela, vem para ajudar crianças e adolescentes a entender melhor como lidar com essa nova era tecnológica.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Receba nossas novidades, gratuitamente.

Fale Conosco pelo WhatsApp