Jhenifer Nohaus de Aquino, de 13 anos, é uma das alunas do Projeto Floripa App’s, idealizado pelo Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina – CPDI e realizado na instituição parceira Centro Educacional Dom Orione, em Florianópolis/SC.
Com objetivo de inserir crianças e adolescentes no universo da tecnologia por meio do desenvolvimento de aplicativos para smartphones, o Projeto Floripa App’s, patrocinado pela Federação Catarinense de Basketball, visa formar cidadãos capazes de criar alternativas para resolver problemas do cotidiano da comunidade por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Desde o início do ano no Projeto, Jhenifer, que mora com a família no bairro Capoeiras, na capital Catarinense, diz que gosta de passear, ver filmes e que está sempre disposta a aprender coisas novas.
Vejo o Floripa App’s como uma ótima oportunidade para mim e para outras pessoas também de aprender cada vez mais sobre tecnologia.
Jhenifer conta que seu maior desafio, até o momento, está sendo escolher um tema para o aplicativo que vem criando no curso. Ela sabe que as dificuldades existem, mas vem superando.
O Projeto para mim significa aprender coisas novas, mexer com algo que eu nunca imaginei que conseguiria fazer. Aprendi a usar a internet e criar aplicativos. Dessa forma, percebi que não é tão complicado como eu imaginava.
Utilizando uma metodologia baseada nos princípios de aprendizagem a partir da reflexão sobre a realidade, durante as aulas, os jovens ficam responsáveis pela criação de um aplicativo a partir de uma ideia discutida em sala de aula.
Me sinto muito mais forte hoje, porque no curso a gente aprende muitas coisas que com certeza lá na frente vamos precisar nos nossos estudos e até na profissão. Sabemos que a tecnologia está muito avançada e cada vez mais vamos precisar dela no nosso dia a dia.
Satisfeita com o Projeto, a estudante afirma que indicaria o curso para todos que querem aprender mais sobre o universo da tecnologia, que vai muito além de criar um aplicativo.
Tecnologia para mim, antes do Projeto, era algo que eu nem sabia definir, na verdade. Agora eu sei o que é a tecnologia e sei que ela vai muito além do básico que eu conhecia.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI