Como a tecnologia pode auxiliar escolas em tempos de afastamento social

Como a tecnologia pode auxiliar escolas em tempos de afastamento social a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas”>Pessoas foto criado por yanalya – br.freepik.com

Em tempos de afastamento social, assim como esse em que o mundo vive hoje, por causa da pandemia do Coronavírus (COVID19), as novas tecnologias como as ferramentas educacionais podem auxiliar escolas e universidades em suas metodologias de ensino.

Dessa forma, percebendo a demanda por aulas à distância, no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria que permite instituições de ensino substituírem aulas presenciais por aulas virtuais, a princípio por um período de 30 dias, podendo ser prorrogado por tempo indeterminado.

Com o fechamento das instituições por decretos federais, estaduais e municipais, as escolas e universidades brasileiras antes de mais nada precisaram encontrar uma nova forma de trocar informações. Professores e alunos, portanto, estão se adaptando ao uso de ferramentas tecnológicas que vem auxiliando nesse processo.

Educação a distância ganha força

Além das dificuldades operacionais da educação a distância, como a falta de acesso a internet na maioria das escolas públicas brasileiras, outro desafio que gestores das instituições vêm enfrentando é o preconceito com essa modalidade de ensino.

Apesar de bastante difundido em outros países, aqui no Brasil ainda há certa desconfiança com os cursos e aulas online. Nesse sentido, relatos de professores mostram que pais de alunos não estão convencidos que o EAD pode ser tão eficiente quanto a modalidade presencial.

Entretanto, em época de Coronavírus, muitos estão deixando de ser resilientes para conhecer melhor o potencial dos recursos tecnológicos para a educação. Contudo, ferramentas virtuais que antes eram vistas como secundárias, agora se transformam em essenciais para as aulas.

E através delas, muito se consegue trabalhar. Por exemplo, compartilhar conteúdo, corrigir trabalhos, tirar dúvidas, trocar conhecimento e até interagir a distância. Ou seja, atividades que antes eram realizadas exclusivamente na forma presencial passam a ser executadas online.

Plataformas virtuais de ensino-aprendizagem

Para estimular o aprendizado, no universo online, muitas plataformas estão disponíveis, como a Plataforma Recode, que oferece cursos gratuitos na área de tecnologia com foco na transformação social.

Além disso, o Recode disponibiliza jogos e desafios como o Desafio Recorders, que incentiva o usuário a montar seu time, aceitar o desafio e ainda concorrer a prêmios.

Para a coordenadora pedagógica do Comitê para Democratização da Informática (CPDI), que atua com programas e projetos sociais de inclusão digital, as ferramentas tecnológicas acima de tudo quando bem utilizadas proporcionam uma experiência enriquecedora tanto para professores como para alunos.  

“O uso de tecnologia na educação faz surgir novas possibilidades, proporcionando aos professores explorarem novas formas de ensinar e aos alunos novas formas de aprender. Acreditamos que a tecnologia por si só não cria nem modifica nada, mas, o que fazemos e de que forma utilizamos, pode provocar mudanças reais”, afirma Cleusa.

De acordo com ela, cabe aos gestores e professores o desafio de pensar em estratégias que sejam interessantes no formato EAD, a fim de motivar os alunos.

Afinal, todos concordam que é um momento difícil e esperamos que esse período de restrição social passe logo. Mas, enquanto essa pandemia não cessar precisamos nos adaptar e encarar esse período como uma oportunidade para promover um processo de inovação pedagógica e transformação digital.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Fale Conosco pelo WhatsApp