Natural de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, Marcos Matheus Müller, de 16 anos, mora com a mãe e três irmãos em uma propriedade rural.
Todavia, nas horas em que não está na Escola Família Agrícola de Vale do Sol – EFASOL, o adolescente revela que gosta de ficar em casa e ajudar a família nos afazeres do campo.
Marcos, que é aluno do primeiro ano do ensino médio conta que seu primeiro contato com o Projeto Escola Rural foi no início de 2019. E revela ainda que as aulas têm ampliado seus conhecimentos em informática.
“Meu maior desafio até o momento no curso foi aprender a mexer com computadores, antes disso meu contato era acima de tudo com celulares”.
Marcos conta que o projeto significou muito para ele uma vez que pôde ter contato com a tecnologia da informação e comunicação na escola, sem precisar de um curso extracurricular.
“Aprendi a usar o Word e da mesma forma em como ter uma boa escrita a partir de regras de digitação. Também foi interessante conhecer o Excel e aprender de fato a fazer cálculos em tabelas”.
O jovem diz ainda que antes das aulas apresentava seus trabalhos manuscritos. A partir do Projeto Escola Rural teve a oportunidade de apresentar seus trabalhos digitalizados.
“Me sinto seguro em saber que hoje domino algumas ferramentas tecnológicas que podem me ajudar no dia a dia e que certamente irá me auxiliar profissionalmente no futuro”.
“Eu indicaria o Projeto Escola Rural para todas as pessoas que querem aprender e dessa forma se qualificar na área de tecnologia. Antes essa palavra para mim significava apenas mexer no celular, hoje eu sei que é muito mais do que isso e por fim devo todo o conhecimento que tenho a esse curso.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI