Impactos ambientais geram impactos sociais

Sabemos que qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provoca inegavelmente impactos sobre ele. Porém, infelizmente, às vezes, esses impactos são negativos, causando degradação e poluição à natureza.

De acordo com o art. 225, da Constituição Federal de 1988, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Todavia, a realidade não condiz com a legislação. Por causa sobretudo da falta de consciência ambiental da população, utilizamos indiscriminadamente os recursos naturais sem nos preocuparmos com os danos causados ao meio.                                                                                 

Assim, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão responsável pela legislação ambiental, as interferências biológicas, físicas e químicas ao meio ambiente impactam no modo de vida das espécies e as conseqüências refletem em segurança, saúde e bem estar não só dos humanos, mas, de toda a fauna e flora.

O que mais causa impacto ambiental?

De acordo com os estudos na área ambiental, as indústrias acima de tudo são as principais causadoras dos impactos ambientais negativos ao meio ambiente. As usinas hidrelétricas, por exemplo, inundam considerável parte de um território, destroem florestas e provocam a migração ou até mesmo a extinção de animais.

O que dizer então da exploração de petróleo, que está no topo da lista dos impactos ambientais? É sabido que os danos de vazamentos que contaminam principalmente solos e oceanos podem ser irreparáveis. As consequências de rejeitos de mineração até hoje são lembrados pelos brasileiros, pois provocaram um dos maiores desastres ambientais do país com o rompimento das usinas de Mariana e Brumadinho, no estado de Minas Gerais.

Similarmente a poluição causada pelas indústrias, os vazamentos marítimos de petróleo e as erosões, ainda podemos citar outros impactos negativos da ação do homem ao meio ambiente, como incêndios florestais e desmatamento desmedido, como os que acontecem na Amazônia. Bem como os agrotóxicos das lavouras, que contaminam as águas e a falta de tratamento de esgoto que é lançada nos rios e mares contaminando o lençol freático.

Impactos ambientais positivos

Mas, nem todo impacto ambiental é negativo. Alguns são positivos e ajudam na recuperação do meio, como a recomposição de uma mata ciliar ou a reciclagem de lixo, por exemplo.

Entretanto, apesar das grandes corporações serem as principais responsáveis pelas mudanças que devem ser realizadas em relação ao meio ambiente, pelo volume de impactos negativos que geram, os indivíduos também podem contribuir para a preservação do planeta.

Listamos, abaixo, alguns exemplos de impactos positivos que podem ser facilmente realizados no dia a dia:

  • Controlar o gasto de energia elétrica (desligando as luzes e aparelhos eletrônicos sempre que possível),
  • Evitar o desperdício de água (seja na hora do banho, escovando os dentes ou lavando roupa),
  • Utilizar artigos e produtos biodegradáveis (como materiais descartáveis que podem se decompor),
  • Não desperdiçar alimentos e bebidas (cuidando do armazenamento, preparo e aproveitando o que seria jogado no lixo),
  • Consumir menos materiais (como papéis, embalagens plásticas, sacolas, eletrônicos).

Gostou desse artigo? Para saber mais sobre práticas conscientes de preservação do meio ambiente, acompanhe nossas atualizações do blog e boa leitura!

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Fale Conosco pelo WhatsApp