Em 2000, durante a Cúpula do Milênio, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi aprovada a Declaração do Milênio, em que chefes de estados firmaram um pacto na busca por um mundo mais pacífico, justo e sustentável.
Foram definidos, então, os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), detalhados em 18 metas e 48 indicadores socioeconômicos. Assim, os países participantes, incluindo o Brasil, se comprometeram e assumiram o compromisso de alcançar esses objetivos até 2015.
Dessa forma, a mobilização no país ganhou força ao longo dos anos e em 2004, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) juntamente com o Governo Federal, a sociedade civil e a iniciativa privada criaram o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Ademais, em 2012, a Cúpula das Noções Unidas se reuniu novamente e adotou nova agenda e pacto global, ampliando para 17 os objetivos que devem ser trabalhados para serem alcançados até 2030.
Denominados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfim, os novos objetivos se baseiam nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, porém com uma agenda de desenvolvimento pós-2015 mais ambiciosa.
Conheça a seguir quais são os 17 ODS e
veja como você e sua empresa podem contribuir para que os objetivos sejam
alcançados:
- 1 – Erradicação da pobreza – Divulgar sobretudo oportunidades de cursos gratuitos oferecidos por instituições.
- 2 – Fome Zero – Incentivar programas de educação alimentar e monitorar a merenda escolar.
- 3 – Boa saúde e bem estar – Participar eventualmente de campanhas de prevenção de doenças e combate a epidemias.
- 4 – Educação de qualidade – Apoiar programas de educação, capacitação e inclusão digital de crianças e jovens.
- 5 – Igualdade de gênero – Criar oportunidades de inserção das mulheres em atividades consideradas masculinas.
- 6 – Água limpa e saneamento – Apoiar programas de acesso a água e saneamento básico para todos.
- 7 – Energia acessível e limpa – Realizar todavia campanhas de consumo consciente de energia elétrica.
- 8 – Emprego digno e crescimento econômico – Apoiar ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
- 9 – Indústria, inovação e infraestrutura – Disseminar e apoiar instituições que provem cursos gratuitos na área de inovação e tecnologia.
- 10 – Redução das desigualdades – Promover antes de tudo a inclusão de pessoas com deficiência.
- 11 – Cidades e comunidades sustentáveis – Participar de programas de estímulo a reciclagem e reutilização de materiais.
- 12 – Consumo e produção responsáveis – Apoiar a geração alternativa de renda através do consumo de produtos de cooperativas.
- 13 – Combate às alterações climáticas – Dar preferência a produtos e serviços ecologicamente corretos e socialmente responsáveis.
- 14 – Vida debaixo d’água – Apoiar programas que visam ao mesmo tempo proteger, recuperar e desenvolver a vida nos oceanos.
- 15 – Vida sobre a terra – Apoiar instituições que promovam o uso sustentável do planeta por meio de ações de combate a poluição ambiental.
- 16 – Paz, justiça e instituições fortes – Incentivar instituições que trabalham em prol do desenvolvimento infantil.
- 17 – Parcerias em prol das metas – Participar de programas de parcerias para a inclusão digital da população menos favorecidas.
Contudo, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Comitê para Democratização da Informática (CPDI), com sede na capital catarinense, desenvolve ações e iniciativas que visam um mundo com menos desigualdades sociais e mais sustentável para as futuras gerações. Conheça nossos projetos e saiba como apoiar.