Lixo eletrônico é todo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Entre esses equipamentos estão os celulares, notebooks, monitores, computadores, televisores, as câmeras fotográficas, impressoras, caixas de som, entre outros.
Com o aumento do uso desses produtos, nos últimos anos, esse tipo de lixo também tem aumentado.
Quando descartado de maneira indevida, em locais impróprios, causam problemas ambientais, uma vez que possuem diversos contaminantes nocivos a natureza.
Ainda que a lei brasileira exija que fabricantes de equipamentos eletrônicos sejam responsáveis por efetuar o descarte ecológico, apenas 2% de todo resíduo eletrônico do país está sendo reciclado.
Aliás, esse número, apresentado há cerca de dois meses pela Comissão de Meio Ambiente do Senado preocupou quem estava na audiência pública. O motivo mencionado desse percentual de reciclagem ser tão baixo está relacionado com o custo da coleta e as dificuldades operacionais de transporte.
Além disso, a pouca integração da população com as empresas responsáveis pela reciclagem de eletrônicos e a falta de cultura ambiental do brasileiro também colaboram para esse quadro desastroso.
Segundo a pesquisa anual do FGVcia, hoje o Brasil possui mais de 400 milhões de dispositivos digitais, sendo o smartphone o mais utilizado. Isso significa que a quantidade de lixo eletrônico produzida pelo país deve aumentar nos próximos anos.
Diante disso, devemos pensar em soluções e preparar uma infraestrutura para a destinação correta desses produtos, que se não reciclados corretamente, poluem o meio ambiente e causam riscos a saúde da população.
Ao fazer o descarte de forma consciente, além da preservação do meio ambiente, você permite a reutilização desse material.
Quando os equipamentos eletrônicos apresentam boas condições de uso podem ser aproveitados em instituições sociais ou até mesmo doados para pessoas que não têm condições de adquirir aparelhos novos.
Em Santa Catarina, o Comitê para Democratização da Informática (CPDI), através do Programa ReciclaTec realiza sobretudo um trabalho de reciclagem, recondicionamento e destino ambientalmente correto para equipamentos eletrônicos descartados por empresas e pela população em geral.
Assim, com diversos postos de coleta espalhados pelo estado, todos os resíduos recebidos pelo Centro de Reciclagem Tecnológica (CERTEC) com possibilidade de reuso são recuperados e utilizados como instrumento de inserção social.
Em suma, o objetivo do Programa é promover o acesso à tecnologia da informação e comunicação para melhorar a qualidade de vida de populações que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, fomentar o exercício da cidadania e proporcionar mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Contudo, para saber onde descartar seus equipamentos eletrônicos em Santa Catarina, acesse nosso site e veja os postos de coleta. A sua participação é fundamental na construção de uma consciência ambiental coletiva.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI