O consumo consciente de energia elétrica deveria ser uma prática diária, já que colabora para o desenvolvimento sustentável do planeta e ainda contribui para reduzir os impactos ambientais negativos.
Entretanto, muitas pessoas só percebem que há de fato desperdício e gasto excessivo de energia quando as tarifas da conta de energia elétrica aumentam. E isso é provável que seja um sinal.
O ar condicionado, assim como outros aparelhos que temos em casa como o chuveiro elétrico, a máquina de lavar e a geladeira estão por certo no topo da lista dos que mais consomem energia.
Dessa forma, além de zelar pelo meio ambiente, amenizar os gastos energéticos gera economia para o bolso.
De acordo com estudos da Empresa de Pesquisa Energética (Epe), o consumo de energia elétrica no país tem aumentado nos últimos anos desde que a crise econômica no Brasil se agravou.
Segundo dados da pesquisa, a alta do consumo de energia tem relação direta com o desemprego, visto que o consumo da classe industrial fechou negativo enquanto o consumo residencial cresceu.
Inegavelmente, a tecnologia pode ser uma boa aliada na redução do consumo de energia elétrica nas residências. Dessa forma, duas delas bastante eficientes são os sistemas de automação residencial e os painéis solares fotovoltaicos.
As tecnologias utilizadas em cada um dos sistemas podem não ter um custo inicial atrativo, entretanto, arquitetos e engenheiros garantem que o investimento vale pelo custo/benefício a médio e longo prazo.
Outra dica certamente é o uso de painéis solares como forma de gerar energia para a casa. Isso porque, geralmente instalados no telhado, os painéis produzem energia por meio da exposição aos raios solares.
Dessa forma, a energia produzida por intermédio desses painéis pode ser usada sobretudo para os chuveiros, que devem ter os modelos elétricos substituídos pelos que funcionem com aquecedores.
Assim, além de produzir energia para alimentar a rede elétrica do chuveiro, as placas fotovoltaicas podem ainda produzir eletricidade para distribuir entre as tomadas da residência.
Por fim, a aquisição de eletrodomésticos mais novos que estejam mais alinhados com as normas sustentáveis também são escolhas inteligentes de quem quer contribuir com o meio ambiente e reduzir gastos.
Antes de mais nada, conheça mais sobre práticas e iniciativas que colaboram para a preservação ambiental, no site do Comitê para Democratização da Informática (CPDI), uma Organização da Sociedade Civil que tem o objetivo de transformar vidas através da tecnologia, promovendo a inclusão social por meio da inclusão digital.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI