CPDI apresenta estudo para uma economia sustentável

CPDI apresenta estudo para uma economia sustentável

O Escritório em Brasília da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), das Nações Unidas, em conjunto com a Rede Brasil do Pacto Global, realizou o webinarBig Push para a Sustentabilidade’. Assim, 66 estudos de caso de investimentos para o desenvolvimento sustentável no Brasil foram apresentados.

Entre os trabalhos aprovados para compor o Repositório está o estudo de caso do Projeto Escola Rural, realizado pelo Comitê para Democratização da Informática (CPDI).

Sobretudo, essa Organização da Sociedade Civil, de Santa Catarina, trabalha a inclusão digital em comunidades em situação de vulnerabilidade social, com foco na sustentabilidade.

Big Push para a Sustentabilidade

O Big Push para a Sustentabilidade, desenvolvido pela ONU, trata-se de uma abordagem para apoiar os países na construção de estilos de desenvolvimento mais sustentáveis. Baseada na coordenação de políticas, a ideia é de promover investimentos transformadores dos estilos existentes.

Dessa forma, em 2019, foi realizada pela CEPAL a Chamada Aberta de Estudos de Casos de Investimentos para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. O Estudo de Casos do Big Push para a Sustentabilidade no Brasil tem o objetivo de dar visibilidade às iniciativas que geraram resultados concretos.

Contudo, foram recebidos ao todo 131 estudos de casos de investimentos para o desenvolvimento sustentável em diferentes setores. Todavia a maior parte está relacionado a Infraestrutura (30%). Seguida por Agropecuária e Uso do Solo (28%), Indústria (13%), Reciclagem e Resíduos Sólidos (11%), entre outros.

No entanto, o Projeto Escola Rural, do CPDI, que conta com o apoio da empresa Philip Morris, está enquadrado no setor de Educação, capacitação e pesquisa. A iniciativa acontece nos três estados do sul do Brasil, atende diretamente cerca de 500 jovens, além de atingir indiretamente familiares e a comunidade.

Repositório online com mais de 60 estudos

O webinar teve como principal objetivo lançar o repositório online com os estudos de caso sobre os investimentos para a sustentabilidade no Brasil.

Assim, 66 estudos foram considerados elegíveis como casos do Big Push para a sustentabilidade. A análise foi realizada por um Comitê formado por especialistas em desenvolvimento sustentável do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Governo Federal Brasileiro e do CEPAL.

Entre os critérios de elegibilidade estava o de conseguissem reportar pelo menos um indicador de cada dimensão do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental).

O Repositório de casos sobre o Big Push para a Sustentabilidade no Brasil está disponível para acesso, assim como o vídeo do Webinar Big Push para a Sustentabilidade.

Especialistas esperançosos no futuro

Participaram do evento online especialistas, autoridades e pessoas que estão liderando agendas de investimentos transformadores no Brasil.

Para a Secretária-Executiva do CEPAL, Alicia Bárcena, “as mudanças que estamos enfrentando no momento reforçam a necessidade de ação. O grande impulso para a sustentabilidade pode ser o eixo norteador de uma estratégia de saída sustentável da crise atual, contribuindo para a construção de um estilo de desenvolvimento e se tornando o motor de um ciclo virtuoso de desenvolvimento.”

Julio Cesar Roma, Pesquisador no IPEA e membro do Comitê de Avaliação reforçou que, “os mais de sessenta estudos de caso selecionados pelo Big Push para a Sustentabilidade evidenciam que o desenvolvimento sustentável do Brasil não é um sonho inatingível, mas uma realidade possível. Que esta amostra inspire muitos outros investimentos sustentáveis em nosso país.”

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Fale Conosco pelo WhatsApp