Como forma de expressar gratidão e admiração pelo Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI), Eraci Maria dos Passos Pereira, gestora da Obras de Assistência Social Dom Orione, de Capoeiras, em Florianópolis/SC, escreveu o seguinte depoimento:
“A parceria com o antigo CDI nasceu em 2004, depois de uma visita do Senhor Heitor (atual diretor executivo do CPDI) na Instituição, para conhecer a Oficina de Informática e verificar como fazíamos a reutilização de computadores obsoletos, doados para a Instituição fazer o descarte.
Desta visita nasceu uma parceria. A partir de então computadores passaram a ser doados pelo CPDI para a nossa instituição, assim como nos foi oferecido assistência técnica e assessoria pedagógica.
Primeiramente, tínhamos um espaço quase sem uso pelas crianças e adolescentes da instituição, que ansiosos para desfrutar das novas tecnologias queriam aprender a usar o computador. Porém, não tínhamos como oferecer isso, porque os equipamentos precisavam de reparos para serem novamente utilizados.
A chegada do CPDI funcionou como uma mola propulsora para um salto de qualidade e estimulo para os educandos fazerem cursos de informática e assim se prepararem para buscar o primeiro emprego.
Contudo, a Instituição está presente no bairro Capoeiras desde 1967. Sempre foi referência no atendimento aos menos favorecidos financeiramente e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Assim, com esse estímulo do CPDI, o Dom Orione tornou-se também um Ponto de Entrega Voluntaria (PEV). Com o passar dos anos, ao surgirem máquinas mais modernas, a troca de computadores aumentou e com isso a doação de equipamentos também, além da preocupação da população com o descarte ecologicamente correto.
Além disso, a Semana Lixo Zero foi outra ação realizada junto com o CPDI que considero imprescindível para dar um destino correto a essas máquinas doadas.
Em síntese, com os equipamentos recuperados e prontos para reuso, as lembranças marcantes que me vem à mente são:
O que posso afirmar com toda propriedade é que todo nosso trabalho valeu a pena. Durante esse período de isolamento social, temos certeza que todos os conhecimentos adquiridos pelos educandos nas aulas de informática estão sendo imprescindíveis. Seja para o aproveitamento e um melhor desempenho na execução das atividades remotas da escola, quanto para a vida pessoal de cada um desses jovens.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI