Natural de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, Marcos Matheus Müller, de 16 anos, mora com a mãe e três irmãos, em uma propriedade rural.
Quando não está na Escola Família Agrícola de Vale do Sol – EFASOL, o adolescente revela que gosta de ficar em casa e ajudar a família nos afazeres do campo.
Marcos, que é aluno do primeiro ano do ensino médio, contudo teve contato com o Projeto Escola Rural no início de 2019. Ele revela que as aulas têm ampliado seus conhecimentos em informática.
“Meu maior desafio até agora no curso foi antes de mais nada aprender a mexer com computadores, antes das aulas meu contato com era apenas com celulares”.
Marcos conta que o projeto significou muito para ele uma vez que pôde ter contato com a tecnologia da informação e comunicação na escola. E isso sem precisar de um curso extracurricular.
“Aprendi a usar o Word e ainda como ter uma boa escrita a partir de regras de digitação. Além disso, também foi interessante conhecer o Excel e aprender a fazer cálculos em tabelas”.
O jovem disse que antes das aulas apresentava seus trabalhos manuscritos. Mas, a partir do Projeto Escola Rural teve a oportunidade de apresentar seus trabalhos digitalizados.
“Me sinto seguro em saber que hoje domino algumas ferramentas tecnológicas que podem inclusive me ajudar no dia a dia e que, certamente, irão me auxiliar profissionalmente no futuro”.
“Eu indicaria o Projeto Escola Rural para todas as pessoas que querem aprender e se qualificar na área de tecnologia. Antes essa palavra para mim significava apenas mexer no celular. Hoje eu sei que é muito mais do que isso e devo todo o conhecimento que tenho a esse curso.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI