Projeto Escola Rural – Ivan Mazur Oliva

Projeto Escola Rural – Ivan Mazur Oliva

Ex- Aluno CPDI

Natural de São Mateus do Sul, no estado no Paraná, Ivan Mazur Oliva, de 18 anos, atualmente trabalha como auxiliar de reflorestamento na empresa Esfera Florestal.

Nas horas vagas, Ivan revela que gosta de ler e tem interesse em fazer cursos extras pra agregar ao seu currículo.

Projeto Escola Rural

Aluno do Projeto Escola Rural desde 2017, na Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul, Ivan se formou em 2019. Hoje tem uma visão diferente da que tinha quando iniciou no Projeto patrocinado pela empresa Philip Morris Brasil.

“As aulas foram bem proveitosas para mim porque muitas coisas que aprendi nesses anos do Projeto Escola Rural aplico no meu trabalho. Além disso, utilizo nas coisas rotineiras do meu dia a dia na propriedade. Assim, consigo resolver problemas financeiros, na área administrativa, com apenas um clique. E isso sem precisar sair de casa, usando apenas o celular”, revela Ivan.

O jovem conta ainda que, antes do curso, ele se considerava leigo em informática e também na área digital.

“Eu achava que tecnologia era um celular ou notebook de boa qualidade, com diversas funções e aplicativos. Hoje eu sei que é muito mais do que isso”, afirma Ivan.

Informática para a vida

Ivan conta que seu maior desafio durante o Projeto foi aprender e desenvolver planilhas no Excel.

“A parte de fazer contas era a mais difícil, mais com paciência e a ajuda da professora Lindaura, consegui aprender e superar mais esse desafio”, fala animado o jovem. Ele diz ainda que aprendeu, na época, a ver a internet como uma ferramenta muito importante para o dia a dia no campo. Mas que mal utilizada pode virar uma “arma” contra a informação e o conhecimento.                    

“Vejo que a tecnologia está se tornando uma ferramenta cada vez mais indispensável para vendedores divulgarem seus produtos sem sair de casa. Além de fazer compras, resolver problemas bancários. Para nós, agricultores, é bastante útil para monitorarmos nossas lavouras à distância. Isso sem contar que podemos usar as novas tecnologias para reduzir perdas, desde o preparo do solo até a colheita, visando uma produtividade maior e ainda melhor”, completa o jovem.                                                    

CPDI para sempre

Ivan revela que aprendeu com o Projeto Escola Rural, idealizado pelo Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI) que os sonhos são maiores que os medos.

“Se não tentarmos fazer o que nos propomos a fazer e ir atrás dos nossos sonhos, nunca iremos superar. Falo por mim, pois durante toda a etapa do curso, quando mudávamos de programa, achava que iria ser difícil e que não ia conseguir, mas na verdade depois de começar a mexer e aprender mais sobre o programa, via como era fácil e eu sempre conseguia”, conta Ivan.

Hoje, o jovem diz que se sente mais forte na sua vida profissional e também na pessoal, já que o curso fez ele abrir a mente, segundo ele, para o mundo digital e assim desfrutar de todo conhecimento ensinado.

“Falo para todos que tiverem a oportunidade de fazer esse Projeto Escola Rural que façam, porque não será tempo perdido, muito pelo contrário, você ganhará bastante conhecimento e informação, que ajudará, com certeza lá na frente, na sua vida profissional e pessoal”, afirma Ivan.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Fale Conosco pelo WhatsApp