Meu AplicAtivo: ‘Os planetas do espaço’, por Thiago da Cunha Pereira

Quando iniciou o curso Meu Aplicativo, executado pelo CPDI, em meados de 2023, para aprender a criar e desenvolver um app para smartphone, Thiago da Cunha Pereira, de 11 anos, não imaginava que em alguns meses estaria no ar, em horário nobre, na TV Globo.

Como um dos alunos do Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina, Thiago representou o CPDI no Show transmitido ao vivo pela televisão no Programa Criança Esperança, apoiador do Projeto Meu AplicAtivo.

Em um bate papo descontraído, Thiago contou como foi essa participação e falou a respeito do curso de criação e desenvolvimento de apps que realizou no CPDI.

Estrela por um dia

Como foi participar de um programa como o Show do Criança Esperança, ao vivo, na TV Globo?

Thiago: Foi incrível, porque eu pude mostrar para milhares de pessoas sobre as coisas que eu gosto. Principalmente porque foi uma coisa muito nova para mim a construção de um aplicativo para celular do zero. Se não fosse pelo curso do CPDI nada disso teria acontecido.

E o que levou você a realizar o curso Meu AplicAtivo?

Thiago:  O que me motivou a participar do curso foi saber que eu poderia criar meu próprio aplicativo. Meu pai ficou sabendo sobre o Projeto através de uma reportagem na televisão e me perguntou se eu queria fazer. Eu fiz o curso e gostei bastante!

Curso do CPDI

Você já conhecia o CPDI? O que você faz nas horas vagas?

Thiago: Eu não conhecia o CPDI. Sou natural de São Paulo, mas moro em Florianópolis/SC. Nas minhas horas vagas eu gosto de jogar videogame com meus amigos, e também acompanhar lançamento de foguetes.

O que você aprendeu durante o curso que até então não sabia?

Thiago: Eu não fazia a menor ideia de como era criar um aplicativo. Antes do curso eu não conhecia as ferramentas utilizadas e nem como usá-las, conhecia o Canva, por exemplo, mas não muitos dos recursos que aprendi. Além disso, tomei conhecimento de algumas plataformas de busca e aprendi a desenvolver no app da Fábrica de Aplicativos. Achei muito bom!

Transformação

De alguma maneira o curso foi transformador para você?

Thiago: Sim. Poder criar meu próprio aplicativo do zero foi algo incrível! É transformador ver seu app acontecendo. O que mais gostei foi pesquisar algumas informações e poder aplicar no seu app. A educadora do CPDI teve um papel fundamental nesse processo de aprendizagem e me ajudou muito na criação do meu aplicativo.

Então você indicaria o curso do CPDI para seus amigos?

Thiago: Sim. O curso Meu AplicAtivo, do CPDI é muito bom, rico em informações e também bastante divertido. Além de todo o conhecimento adquirido, você tem a experiência transformadora de criar seu próprio aplicativo. É fantástico!

Futuro já começou

E você pensa em atuar na área de tecnologia no futuro?

Thiago: Sim. eu penso em seguir nessa carreira, elaborando outros aplicativos úteis, como apps para organizar a rotina da casa, ou para ajudar crianças a criarem seu próprio aplicativo. E como profissão, eu quero ser um grande engenheiro aeroespacial.

Em uma frase, o que a tecnologia significa hoje para você?

Thiago: Vejo hoje a tecnologia como algo criado para facilitar a vida dos seres humanos. Um bom exemplo disso é o aspirador robô, você não acha?!

App do Thiago

Aperte o play e assista ao vídeo do Thiago falando mais a respeito do seu aplicativo sobre planetas desenvolvido durante o curso!

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI

Receba nossas novidades, gratuitamente.

Fale Conosco pelo WhatsApp