Natural de São Matheus do Sul, no Paraná, Iriel Popoaski Riske, de 16 anos, mora com os pais em uma propriedade agrícola.
Dessa forma, apaixonado por esportes, o jovem que estuda na Casa Familiar Rural de São Matheus do Sul diz que tem o sonho de ser um grande agricultor.
Aluno do Projeto Escola Rural desde 2018, Iriel se forma este ano e revela que sobretudo pretende continuar trabalhando no campo, junto com a família.
“Estou gostando muito das aulas de informática do Projeto Escola Rural, realizada pelo CPDI. Como meu pai é produtor de fumo com contrato com a Philip Morris, uso o que aprendo nas aulas principalmente para auxiliar ele na propriedade”.
Iriel conta que um dos seus maiores aprendizados durante o curso foi o Excel, porque ele pode utilizar na prática o conhecimento adquirido, com tabelas e planilhas de custo, por exemplo.
“Além do Excel, o Word também está sendo muito útil para mim. Através dessa ferramenta tecnológica posso elaborar diversos conteúdos”.
O jovem conta que o Projeto mudou a sua vida, uma vez que descobrir a informática abriu seus horizontes.
“Me sinto contudo mais preparado para tudo, inclusive para o mercado de trabalho. O que aprendi aqui vou levar para toda a minha vida”.
“Indico esse curso para todo mundo que quer ter mais conhecimento. Gostaria que todos os jovens do campo tivessem a oportunidade que eu estou tendo. A tecnologia hoje significa muito para mim e sei que ela ainda continuará me acompanhando no futuro”.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI