O conceito de responsabilidade social nas empresas, utilizado pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável trata de “comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”.
De acordo com um estudo realizado pela Cone Communications, 90% dos consumidores boicotam uma empresa que aja de maneira irresponsável ou que atue com práticas comerciais antiéticas. Enquanto 84% procuram produtos de empresas responsáveis socialmente sempre que possível.
Segundo a pesquisa, 91% dos consumidores globais esperam que as empresas atuem de maneira socialmente responsável, principalmente em questões ambientais e sociais.
Apesar das expectativas dos consumidores, contribuir para um mercado mais sustentável e implementar um plano de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pode ser um desafio. Na maioria das vezes se exige uma mudança na cultura organizacional da empresa.
Sendo assim, essas mudanças vão desde horários mais flexíveis para colaboradores até benefícios extras. Além de práticas que incentivem a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho.
Entretanto, empresários que já implementaram a RSE em suas empresas afirmam que é preciso um esforço em conjunto de todos os envolvidos, especialmente dos líderes para que motivem os demais colaboradores e a ação saia do papel e se torne uma realidade dentro da empresa.
Além da possibilidade de evitar desperdício com atividades ecologicamente sustentáveis, colaboradores engajados geralmente produzem mais.
Isso sem contar na fidelidade dos clientes, que a partir de uma outra percepção da marca, passam a valorizá-la ainda mais.
Afinal, para alguns especialistas em impacto de marca, a Responsabilidade Social Empresarial é uma forma que as empresas têm de transmitir um desejo da maioria das pessoas de contribuir para uma mudança positiva no mundo.
Veja, a seguir, algumas empresas que apostaram em iniciativas de RSE e passaram a ser reconhecidas como marcas socialmente responsáveis:
Assim, contribuir com instituições comprometidas com causas socioambientais é uma das formas de se tornar uma empresa socialmente responsável.
O primeiro passo para essa iniciativa é procurar uma entidade que esteja alinhada com a missão da empresa e que atinja o público de forma realmente efetiva.
Por isso, o Comitê para Democratização da Informática (CPDI) vem trabalhando para transformar a vida das pessoas através da tecnologia, com projetos de inclusão digital com foco em responsabilidade socioambiental.
Saiba mais sobre as iniciativas que contribuem para causas socioambientais no Instagram e Facebook do Comitê.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI