Localizada em um ambiente rural, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, da cidade de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul.
É primordialmente uma instituição que conta com o Projeto Escola Rural, idealizado pelo Comitê para Democratização da Informática (CPDI) em parceria com a empresa Philip Morris.
Dessa maneira, segundo o educador social Douglas Stumm, o educandário se dispõe a realizar atividades diversas que envolvam habilidades e competências relacionadas ao meio rural.
Desse modo, além de formar cidadãos críticos, também propõe aos alunos serem protagonistas do ambiente em que se encontram. Possibilitando que vislumbrem ainda oportunidades de vida no campo, de forma a tornarem-se atores do processo de sucessão rural.
Contudo, para a diretora Clair Tornquist, “o CPDI tem sido peça chave na instituição com uma contribuição grandiosa no processo de aprendizagem e transformação digital. Muito mais do que formar alunos com conhecimentos teóricos, buscamos também aliar atividades práticas e de cunho científico para que eles saiam da escola capacitados e empoderados para o empreendedorismo rural”.
Além disso, os pais dos estudantes revelam que isso é bastante importante visto que as propriedades rurais tem se assemelhado cada vez mais a empresas com lógicas organizacionais, em que a tecnologia vem ao encontro do desenvolvimento.
Como resultado do trabalho, os alunos Samuel Ernesto Krambeck e Alisson Ferreira Eisenhardt tiveram destaque nesta empreitada, especialmente com a pesquisa científica que realizaram sobre o tema Tabaco e Tecnologias.
Logo após apresentarem seus trabalhos a nível regional, optaram por dar continuidade aos estudos em Escola Agrícola.
“Ver que há tecnologias sustentáveis que podem ser utilizadas na lavoura, fizeram com que eu repensasse o meu futuro e optasse por cursar o ensino médio em Escola Agrícola. Além disso, vou conseguir permanecer no campo e dar continuidade a atividade da minha família”, revela orgulhoso, Alisson.
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da CPDI